Retornar para Projetos de Extensão

ProEnem

Palestras interdisciplinares de Redação, Oficinas pelo método da aprendizagem cooperativa e cursinho preparatório para o ENEM (PRO-ENEM/UNILAB)

 

Na 1ª. Etapa do projeto de Extensão PRO-ENEM, foram realizadas 120 ações nas escolas públicas do Maciço de Baturité e, de acordo com as listas de frequências coletadas, 3.000 pessoas participaram das atividades. Em 2018, 2ª. Etapa das atividades, o presente projetotem como objetivo desenvolver palestras, oficinas, cursos e capacitações interdisciplinares de orientação sobre a  estrutura  daprova de Redação do ENEM  em escolas públicas e particulares, assim como formar o curso preparatório (PRO)ENEM EM FOCO, na Unilab, aberto à comunidade externa, tendo os alunos de diversas áreas da instituição como professores facilitadores. Para isso, nossabase teórica serão os achados de  Garantizado  Júnior  (2011, 2017),  sobre  o ensino  de redação   interdisciplinar e Lopes e Silva (2008), sobre o uso do método da Aprendizagem Cooperativa em sala de aula. Metodologicamente, as oficinas interdisciplinares serão desenvolvidas pelos estudantes universitários da UNILAB, a partir do Método ADA-Apresentação do Conteúdo, Discussão e Aplicação de Atividades, já testado na 1ª. Fase do projeto, além de esses bolsistas serem responsáveis pela formação e orientação de Grupos de Estudos de Aprendizagem Cooperativa nas escolas. No final do ciclo de oficinas, o professor coordenador ministra uma palestra sobre um tema transversal. Os resultados almejados são a integração da UNILAB com ações voltadas para a região do Maciço
de Baturité e a inserção de mais cidadãos dessa região na instituição.

 

Os estudantes da Unilab podem participar das ações do projeto como Estudantes Voluntários (carga horária de 20 horas semanais) e Colaboradores Internos (carga horária semanal inferior a 12 horas). Estudantes de graduação ou pós-graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser Colaboradores Externos (carga horária inferior a 12 horas semanais). Para algumas ações específicas do projeto, a participação se dará por meio de Edital de Seleção Pública.

 

Contato:

olavogarantizado@unilab.edu.br

Prof. Dr. Olavo Garantizado

(Coordenador Geral do projeto PROENEM/UNILAB)